sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O Quiosque do REurb - informação e conhecimento gratuito em Lisboa.

O "Quiosque do REurb" surgiu de maneira inusitada e improvisada. Até então o desafio era de manter as pessoas no Largo Agostinho da Silva, em Lisboa, por um tempo mais alargado e não de ser apenas um local de passagem até à Praça das Flores. Para isso a Equipa do REurb teve a ideia do Baloiço, o qual teve grande êxito. Entretanto, uma vez que o Baloiço se encontra em manutenção, decidimos instalar um quiosque, para servir moradores e turistas, que circulam no local com revistas, jornais, livros e guias turísticos.


O principal objetivo é trazer as pessoas ao Largo e fazê-las vivenciar este espaço, como se fosse sua sala de estar, através da informação, entretenimento e conhecimento por meio da leitura, e contribuir para a educação através de conteúdos de qualidade. 

Os materiais são todos reutilizados e oriundos de doações, sobretudo do restaurante "Pomme de Terre Batataria", o qual é o principal responsável por substituir as revistas e jornais, além de zelar pelo espaço.
  

Este processo de participação de um estabelecimento de restauração do Largo, acaba por beneficiar o próprio restaurante, uma vez que possibilita um maior número de clientes na sua esplanada, que é em frente ao "Quiosque do REurb". Porém, qualquer um pode usufruir do quiosque sem custo algum.

O REurb atua com simples intervenções, criativas e inovadoras. Envolvendo sempre os atores locais na constante busca de melhorar os espaços públicos para torná-los mais atrativos, dinâmicos e humanizados.


A missão do REurb é trazer as pessoas para as ruas, por isso queremos criar ambientes onde todos se sintam confortáveis e onde gostem de passar o seu tempo. Onde também podem encontrar informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que almeja a felicidade de todos e de cada um.

Pode também colaborar com doações e com ideias. 


Sem comentários:

Enviar um comentário