sábado, 23 de maio de 2015

2º princípio para a criação de espaços públicos de qualidade.

2. CRIE UM LUGAR, NÃO UM DESENHO URBANO

De acordo com o "The Better Block project", se o seu objetivo é criar um lugar de encontros, pensar apenas no design não será suficiente. Para transformar um espaço público pouco utilizado e fazer com que ele se torne um lugar central a uma comunidade, os elementos físicos devem se preocupar em fazer com que as pessoas se sintam bem vindas e confortáveis no local. O objetivo é criar um lugar que tenha um forte senso de comunidade, um visual confortável e também que garanta atividades durante todos os dias da semana, em todos os horários – como fazer compras, comer, tomar um café, ler um livro, encontrar amigos, assistir a um show, etc.

  1. Implemente mudanças físicas que deixem o espaço mais convidativo e acessível, seja adicionando bancos, mesas, plantas e cor, como fazendo melhorias que facilitem e incentivem a circulação de pedestres.
  2. Incentive que os prédios ao redor do espaço tenham fachadas mais ativas e interessantes, colocando letreiros e detalhes que possam ser vistos por pedestres, janelas e vitrines que possibilitem ver o que acontece do lado de dentro, e até colocando mesas na calçada se for permitido – no caso de cafés e restaurantes.
  3. Liste o que pode ser feito no espaço por dia da semana e horário. Se houver horários com poucos usos, pense em formas de torná-los mais atrativos (shows, aulas de yoga, feiras?).  

Mesas e cadeiras + plantas + fachadas ativas: são apenas algumas das ações que dinamizam toda comunidade local.

Fonte: Bela Rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário